Até quando é possível abortar?
- Em Portugal, a mulher pode fazer uma interrupção voluntária da gravidez (IVG) por opção até às dez semanas gestacionais, isto é, desde a última menstruação.
- O aborto através de comprimidos só deve ser feito até à nona semana de gravidez.
Até quando posso fazer um aborto?
Pode calcular durante quanto tempo um aborto ainda é possível na sua situação. Receberá uma análise no seu ecrã em poucos segundos!
C Sanders
Durante a decisão mais difícil da minha vida até agora, recorri à ProFemina. Recebi uma resposta ao meu “pedido de ajuda” super rápida e marcámos uma conversa por telefone. Foi uma conversa ao mesmo nível, sem julgamentos, com escuta atenta e muita empatia. Uma conversa que não me deu respostas prontas, mas me acompanhou com sensibilidade no caminho até encontrar as minhas próprias.
Também mais tarde, a ProFemina manteve-se em contacto comigo por e-mail, ajudando-me a ordenar os pensamentos, aliviar a pressão e olhar com mais confiança para o futuro.
Se procurares alguém imparcial a quem possas confiar os teus medos e preocupações, recomendo totalmente a ProFemina.
Até quando é permitido abortar em Portugal?
Regra geral, a resposta a esta questão é: até às dez semanas gestacionais, ou seja, a contar a partir da última menstruação, sendo esta datação confirmada por ecografia ginecológica. É o que está determinado na lei n.º 16/2007, que resultou do referendo sobre este tema realizado à população portuguesa nesse mesmo ano.
No entanto, por vezes podemos ouvir falar de outros prazos, também previstos nessa mesma lei: por exemplo, pode ser possível abortar até às 16 semanas em caso de violação, ou até às 24 semanas em caso de malformação.
Para conhecer mais a fundo as várias situações possíveis, recomendamos-lhe a leitura do artigo Aborto em Portugal.
- 🗓 Calculadora da Semana de Gravidez – ajudamo-la a calcular em que semana se encontra!
Prazos para fazer um aborto
Enquanto o aborto cirúrgico pode ser realizado durante todo o período de tempo, o aborto medicamentoso só pode ser realizado num período de tempo mais curto por razões médicas.


Resumo dos prazos:
De notar que, independentemente do prazo legal em função da situação específica de cada mulher, o aborto pode sempre ser feito por via cirúrgica, ainda que este procedimento seja raro no Serviço Nacional de Saúde quando a interrupção da gravidez é feita até às dez semanas. Por outro lado, um aborto através de comprimidos só é possível durante um período de tempo mais reduzido, por razões médicas.
ATÉ QUANDO POSSO ABORTAR POR OPÇÃO EM PORTUGAL? | ||
---|---|---|
Aborto medicamentoso | Aborto cirúrgico | |
Dia | · Segundo a DGS (Direção-Geral da Saúde), a interrupção deve ser feita antes de se atingirem 63 dias de gravidez | |
Semana |
|
|
Mês | | Até aos dois meses e meio |
Para poder interromper a gravidez, a mulher deverá ter uma consulta prévia e ter direito a um mínimo de três dias de reflexão entre a data dessa consulta e da interrupção.
Em Portugal, só em casos excecionais é permitido fazer um aborto após os prazos acima indicados.
Foi me dado um prazo...e agora?
Daniela Ehrsam
O contacto rápido, pessoal e competente por e-mail foi uma grande ajuda e um apoio valioso para mim. Muito obrigada!
- ⚖️ "Aborto: sim ou não"? – Faça o Teste do Aborto
- 🤰 "Será que estou grávida?" – Faça o Teste de Gravidez Online
- 💰 Quanto custa um aborto
- 🛤 Será que um aborto pode ter consequências? – Teste para si
É natural que tenha várias questões presentes em mente e também no coração. Sinta-se à vontade para recorrer à nossa equipa de counsellors profemina por e-mail, 📲 WhatsApp ou telefone.
Tem dúvidas ou preocupações? Escreva a sua questão diretamente aqui ⬇️
Angelina Konrad
Uma equipa muito simpática.
Recebemos uma resposta rapidamente.
Se estiveres realmente insegura e não souberes como continuar nesse momento – ou precisares de um conselho –, só posso RECOMENDAR!!!
FAQ's
-
Por norma, é permitido abortar até às dez semanas gestacionais, ou seja, a contar a partir da última menstruação, sendo esta datação confirmada por ecografia ginecológica.
-
Até ao fim da décima semana gestacional (calculada a partir do primeiro dia da última menstruação), que corresponde ao fim da oitava semana após a fecundação; Até aos dois meses e meio.
-
A interrupção deve ser feita antes de se atingirem 63 dias de gravidez; isso corresponde ao fim da nona semana gestacional (calculada após o primeiro dia da última menstruação) ou da sétima semana embrionária (calculada após a fecundação).